O ar-condicionado automotivo, tão requisitado no verão e essencial aos motoristas que só se sentem seguros com os vidros fechados, funciona à base de gás de refrigeração e merece atenção especial.
Ao contrário do que muitos costumam dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora não esteja livre de vazamentos (que, aliás, são bastante comuns em nossos pisos para lá de acidentados). Tanto quanto o carro, o ar-condicionado também merece cuidados especiais e, para funcionar bem, deve ser ligado pelo menos uma vez por semana.
O escapamento é um condutor que possibilita ao automóvel encaminhar os gases do resultado da combustão para fora do ambiente do motor, além de influenciar no desenvolvimento do motor.
Amortecedor é uma peça do veículo automotivo que é destinada ao controle das oscilações da mola e também visa manter a roda em contato contínuo com o chão. Os amortecedores têm como função, controlar as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo em contato permanente com o solo estabilizando a carroceria do veiculo, propiciando conforto, segurança, estabilidade e prevenindo o desgaste excessivo dos componentes da suspensão e pneus.
Quando o assunto é segurança ao dirigir, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas é uma preocupação essencial para os motoristas. Isso porque o sistema de iluminação de um carro é o que permite com que ele veja e seja visto pelos demais motoristas.
Nesse sentido, é muito importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário.
O catalisador é uma peça formada por núcleo cerâmico ou metálico que transforma grande parte dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos, através das reações químicas ocorridas dentro deste componente.
O catalisador localiza-se no sistema de escapamento, depois do coletor de gases de escape e próximo ao motor, para melhor aproveitar a temperatura decorrente da combustão.
O óleo protege, lubrifica e reduz o atrito e o calor gerado pelo funcionamento normal do carro, evitando desgastes das peças e gastos desnecessários com manutenção. Com o tempo o óleo se contamina com produtos da combustão do motor e perde a eficiência, comprometendo a vida útil do motor. Lembre-se: para não ser pego de surpresa verifique o nível de óleo de acordo com o período indicado (pelo menos a cada 5 mil Km) e sempre antes de viajar!
Alinhamento é o processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo. Basicamente são três ângulos a ser verificados no alinhamento: convergência/divergência, câmber e cáster.
Um aspecto muito importante que você deve cuidar sempre na manutenção do seu carro é o alinhamento. Veículos com ângulos da suspensão e direção incorretos podem apresentar problemas de comportamento e de segurança.
Além disto, um alinhamento irregular causa um maior desgaste ao pneu e pode causar danos à suspensão, direção e rodagem.
O sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura do motor a explosão de um automóvel. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor.
Quando as rodas do carro estão desbalanceadas, ocorre trepidação na direção do veículo em movimento.
Essa situação acaba causando transtornos e danifica os pneus, além de diminuir a vida útil dos mesmos e gerar desconforto ao conduzir o carro.
O problema mais destacado quando há o desbalanceamento é a perda de tração e estabilidade, desgastes nos rolamentos, amortecedores, dificuldade em deixar o carro percorrer o trajeto e desgastes nos terminais de direção.
A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro.
Direção hidráulica é um sistema cujo objectivo é a redução do esforço para manobrar um automóvel com auxílio a uma força externa. A direção hidráulica consiste numa bomba de válvula rotativa e correia para fornecer pressão hidráulica e um conjunto de cilindro e êmbolo. A pressão é gerada com ajuda do motor, através da correia. À medida que a velocidade do motor aumenta, a pressão do fluido hidráulico também aumenta.
Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia da excitação de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do veículo ao solo. É feito por um conjunto de mola e amortecedor. O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de freqüências do espectro da excitação do solo
A transmissão se divide em três: embreagem, caixa de marchas (câmbio) e diferencial. A embreagem, tem a função de conectar e desconectar o motor a caixa de marchas, proporcionando trocas suaves e precisas. O câmbio tem a função de ajustar as rotações do motor a velocidade requerida pelas rodas, tanto para mais como para menos. O diferencial é formado por várias engrenagens e permite que as rodas de um mesmo eixo girem em velocidades diferentes, o que facilita fazer uma curva, por exemplo.
A ou injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel - motor a combustão. O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e com base em outras informações gravadas em sua memória envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor.
O freio ABS é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento)
A regulagem de motores garante a redução na emissão de gases poluentes, o baixo consumo de combustível, a garantia de torque ideal e a redução na emissão de ruídos são algumas exigências impostas aos atuais motores.
A bateria do carro é a responsável para que o motor inicie seu funcionamento. O alternador, por sua vez, é o equipamento que, através de movimentos de rotação interna, gera energia que alimenta a bateria, evitando que a mesma descarregue. O perfeito funcionamento dessas peças garante a tranquilidade do motorista.
O sistema elétrico de um carro é constituído por quatro partes principais: uma bateria, que fornece a corrente elétrica, uma bobina, que eleva a tensão da corrente, de um distribuidor, que envia a corrente às velas no momento adequado e finalmente as velas, que produzem as faíscas que inflamam a mistura contida nos cilindros.
Este dispositivo antifurto é codificado eletronicamente com o objetivo de habilitar ou não a partida do motor do veículo. O sistema é constituído por um Módulo de Comando ligado diretamente a Central de Injeção Eletrônica do motor. Ao girar a chave na ignição, um pequeno chip instalado na chave ( Transponder ), emite um sinal codificado, amplificado por uma antena localizada no cilindro, sendo reconhecido pelo Módulo. Neste momento, a Central de Injeção eletrônica recebe a informação confirmando o reconhecimento da chave, liberando assim a partida do motor.
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